terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Micromineral: Iodo é armazenado na glândula tireóide..........

Micromineral: Iodo é elemento ultra-traço (em razão de suas pequenas quantidades em tecidos humanos, instrumentação analítica especial e laboratórios modernos para análise de rotina), mineral não essencial, encontrado no corpo em pequena quantidade e medido em microgramas. Tem um papel essencial nos tecidos humanos. O corpo normalmente contém 20-30mg de iodo, com mais de 75% na glândula tireóide e o resto distribuído em todo o corpo. A necessidade dietética do iodo é para síntese de hormônios tireóideos.
Função: o iodo é armazenado na glândula tireóide, onde é usado na síntese de triiodotironina e tireoxina. A captação dos íons iodeto pelas células da tireóide pode ser inibida por bociogênicos (substâncias naturalmente encontradas nos alimentos). 
Metabolismo: o iodo é absorvido na forma de iodeto. Na circulação é encontrado livre e ligado à proteína, porém o iodo ligado predomina.
Excreção: a excreção se dá pela urina, mas pequenas quantidades são encontradas nas fezes como resultado de secreção biliar.
Hiper: a ingestão excessiva a longo prazo pode desenvolver o bócio, distúrbio tireóideo. Mas este papel do iodo ainda não está muito esclarescido.
Hipo: a deficiência de iodo foi praticamente eliminada em muitas nações ocidentais com a iodação do sal. Deficiência grave de iodo durante a gestação e crescimento pós-natal inicial resulta em cretinismo em bebês, síndrome caracterizada por deficiência mental, diplegia espástica ou quadriplegia, surdo-mudez, disartria, um modo característico de andar arrastando os pés, pequena estatura e hipotiroidismo. Esta síndrome pode manifestar com variações menos graves como retardo moderado na maturação intelectual ou neuromotora.
Fontes: água potável, frutos do mar, ostras, sardinhas são as fontes mais ricas. Peixes de água doce em menor quantidade. Leite de vaca e ovos, dependem do teor de iodetos da dieta dos animais. E nas hortaliças varia de acordo com o tipo de solo em que elas cresceram.
Recomendações: a ingestão recomendada para adultos e adolescentes se de 150 µg/dia. Para grávidas é de 220 µg/dia e para lactantes é de 290 µg/dia. Para bebês até 6 meses, 110 µg/dia e para crianças, entre 90 e 120 µg/dia.

Curiosidades: os bociogênicos, substâncias encontradas naturalmente nos alimentos, podem causar também bócio por bloquear a captura de iodo do sangue pela células da tireóide. Alimentos que contêm bociogênicos: repolho, nabo, sementes de couve, amendoins, mandioca, batata-doce, algas de grande porte e soja. Os bociogênicos são inativados por aquecimento ou cozimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário