terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Curiosidades sobre o enxofre....

 Enxofre (S) - é encontrado no organismo como constituinte de três aminoácidos: cistina, cisteína e metionina, e de muitas outras moléculas orgânicas. É um macromineral essencial que penetra no organismo sob duas formas: orgânica e inorgânica. Está presente em todas as células do organismo, representando 0,25% do pelo corporal, principalmente nos locais ricos sem aminoácidos sulfurados, como pele, unhas e cabelo.
Função: tem função plástica, pois concorre para a reparação de tecidos e construção de outros. Além de estar presente nas moléculas protéicas, o S está envolvido na formação do coágulo, no mecanismo de transferência de energia e como parte de algumas vitaminas. Também é necessário na formação de mucoproteínas.
Metabolismo: o enxofre liberado do metabolismo das proteínas alimentares é convertido em sulfatos inorgânicos e armazena-se nos ossos, músculos e cérebro.
Excreção: o enxofre é excretado pela urina (80%), unhas, cabelos e bile.
Fontes: as maiores fontes são representadas por proteínas contendo metionina e cistina. É encontrado na carne bovina, de carneiro, de frango, peixe, ovo de galinha, bacalhau, camarão, couve, mostarda, alho, feijão, lentilha, etc.

 Recomendações: segundo a literatura, até o momento, não existem evidências conclusivas sobre a quantidade recomendada de ingestão de enxofre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário